23 de dezembro de 2015

Tchau 2015, que venha 2016!!!

Obra parada desde a última sexta, mas em dia com o cronograma.

Aliás, estamos adiantados no cronograma e acredito que vamos ter que revisa-lo, mas isso é assunto para depois das festas.

Feliz Natal e que 2016 seja o ano de muitas conquistas mas sempre com paz e amor!

Entardecer desde a janela do meu futuro quarto


14 de dezembro de 2015

2a laje OK

Olás,

Por aqui a obra segue a todo vapor. Semana passada concretaram a 2a laje, ficou ótimo! Agora é esperar os 28 dias (por que não 25 ou 30 dias?) de secagem do concreto para tirar todos os pontaletes do andar superior e aí ter uma real noção do tamanho dos cômodos.

Esta semana é a última de 2015 e hoje já cumprimos o cronograma de dezembro que era a 2a laje, então tudo que for feito de agora em diante já estaremos adiantando a obra :)

A programação para esta semana é fazer a torre das caixas d´água, e comecar a rebocar as paredes.

2016 começará com o madeiramento e telhado, que ainda nem cotamos o_O

olha o sol da tarde na nossa suite - ar condicionado indispensável

fundos

salas


8 de dezembro de 2015

Atualizado: Tigre ou Amanco? e o escolhido foi...

Só sei que no final virou um leilão entre 3 lojas. A loja que compramos tudo do básico e que só trabalha com Amanco nos passou o valor final deles e aí uma outra loja bem conceituada na cidade fez um valor menor e fechamos Amanco com eles. Como eles vendem tigre e amanco, sentimos que eles tinham mais propriedade para comparar as marcas e segundo eles atualmente comprar tigre é comprar a marca....ambas tem qualidade, ambas são certificadas, etc.
Cansei de buscar informações e não encontrei nenhum comentário do tipo: me dei mal com amanco, ou me arrependi... o que todos falam é: tigre é tigre mas amanco é tão boa quanto....

Claro que nós sempre ficamos com um pé atrás pois crescemos ouvindo que tubos e conexões tem que ser tigre e grande parte desta crença é porque no passado eles não tinham concorrente a altura mesmo.

E além do mais a nossa idéia de construção é não comprar tudo do melhor que existe porque não queremos viver pra trabalhar pra pagar nossa casa, ela faz parte da nossa vida assim como outras tantas coisas que não queremos e não vamos abrir mão porque estamos cheios de dívidas por causa da casa (desabafo hehe)

Compra feita agora vamos para o próximo orçamento: telhado e madeiramento

_______________________________________________________________

Olás, tudo bem?

Chegou aquele momento de orçar os tubos de água quente e água fria. Como leigos optaríamos por Tigre que é a marca mais conhecida e antiga...podemos dizer que é o Bombril ou a Maizena dos tubos e conexões.

A loja em que estamos comprando quase todo o material da obra só trabalha com Amanco e claro, fala que é tão bom quanto... e que não vamos nos arrepender...

Alguém aí da blogosfera da construção tem alguma experiência para compartilhar?

Abraços
Ana

3 de dezembro de 2015

um pouco frustrada...

Marinheiro de primeira viagem é assim....

Ontem notei que para esconder as vigas o pé direito da sala ficará com 2,65m. Baixo. Muito baixo. Eu sempre gostei de ambinetes amplos e o pé direito mais alto ajuda na sensação de amplitude. Aí fiquei bem frustrada e pensando por que não pensei nisso antes? por que não deixei claro com a engenheira que eu queria uma casa com pé direito de 3m? 

Depois fiquei pensando que talvez fosse exagerado os 3m. E que essa frustração é a prmeira de outras que virão, porque obra é assim mesmo. E eu nem terminei essa obra e já fico pensando na próxima em um terreno maior para construir uma casa térrea onde usarei todas as lições aprendidas...enfim...

A noite conversei com meu marido e ele não achou o fim dos mundos.... pelo contrário, acha que 2,65m está bom sim (é exatamente o pé direito do apê onde moramos atualmente) e que qualquer coisa deixaremos as vigas aparentes.... 

A louca do pinterest já foi pesquisar "vigas aparentes" e achei muita coisa legal, com gesso ou deixando no concreto como nas imagens abaixo.

Parede cinza, piso porcelanato, parede branca, disposição do sofá + tv + mesa de jantar; prateleira para livros e canto office:


O apartamento antigo de pé-direito alto foi transformado em um loft pelo fotógrafo Lufe Gomes. Ele criou um mezanino com vigas de aço, onde fica o colchão. Na parte de baixo, fica o escritório, onde ele trabalha:


9 cozinhas para amar - Casa parede estampada tipo ladrilho hidráulico na cozinha:

Sala de Jantar, Viga em Concreto Aparente, Mesa de Madeira:
essa é a que eu mais gostei

2 de dezembro de 2015

Enquanto a 2a laje não vem...

A preparação para a laje é bem lenta. E isso é normal pois é muita confecção de caixaria para concretar as vigas. Eu digo confecção porque tem que medir, serrar, fechar com pregos e ainda amarrar com arames. Trabalho bem pesado. Sem contar que estamos falando da segunda laje, isto é levar todo material para o segundo andar e trabalhar nas alturas... me dá arrepios só de pensar...

Hoje dei aquela passada básica, peguei a conta de água que eu tinha esquecido completamente e está atrasada - SAAE não corte minha água porque corri pra casa e já paguei :)

Combinamos como será este mês já que os trabalhos irão até o dia 18 retornando dia 4 de janeiro. Até lá vamos:
  • concretar a segunda laje (acho que no início da semana que vem);
  • limpar a obra, jogando todo entulho fora (mais uma caçamba pra conta); 
  • acertar o vão de algumas janelas que ainda está pequeno demais;
  • continuar rebocando as paredes (essa etapa parece infinita haha).
Bom assim espero terminar o 2015 e começar 2016 medindo, orçando e fazendo o telhado. 

Será que depois do telhado eu já posso dizer que entrei no temível e tão esperado acabamento?

Garagem "limpa" e pontaletes já no segundo andar

23 de novembro de 2015

Que venha a 2a laje!!!

Olás, tudo bem?

Como de costume visitamos a obra nossa futura casa no final de semana e a grande surpresa é que praticamente não tenho mais um paliteiro!!! A maior parte dos pontalets já foram removidos e estão aguardando para serem utilizados na 2a laje. Falando em 2a laje ela já foi entregue :)

Sala(s) sem o paliteiro e já com a 2a laje temporarimante guardada

Paliteiro na garagem e beiral da frente
Hoje pela manhã não pude ir conversar com o empreiteiro mas acredito que essa semana a caixaria da 2a laje será feita pois as paredes do segundo andar já estão na altura do respaldo.

Será que na semana que vem já teremos a 2a laje concretada? Cruzando os dedos para a chva não atrapalhar. Se isso acontecer estaremos adiantando o cronograma pois era para terminarmos a laje até o final de dezembro e o telhado até o final de janeiro. Assim espero terminar o ano com algo do telhado ou se não for possível, terminar o ano com algumas paredes rebocadas.

Fachada para ter uma idéia da altura das paredes do 2o andar

Uma ótima semana a todos!!
bjs

18 de novembro de 2015

Sobre Escolhas e Esquadrias

Essa fase da obra é bem chata porque não fazemos escolhas, tudo que compramos é tijolo, areia, pedra, cimento, laje e concreto, madeiras, pregos, arames...

Por isso eu fiquei mega feliz em escolher e comprar as esquadrias. Optamos por alumínio. Nem fomos ver as de PVC pois sabíamos que era por volta de 30% mais caras e eu estou em uma fase achando que o $$$ do financiamneto não vai dar.... então a ordem por aqui é economizar e fazer boas escolhas.

E a forma como estamos fazendo as escolhas é a seguinte: escolhemos o que não podemos viver sem de acordo com nosso gosto ou desejo, uma ou duas coisas.... o resto vamos abrindo mão, porque não se pode ter de tudo nessa vida e principalmente quando não se tem dinheiro sobrando (e alguém tem? :)

Um exemplo de algo que eu não abri mão: janelas com persiana. Esse era um sonho, e elas ficaram mais caras que as de veneziana de correr. E do que eu abro mão? um porcelanato de R$ 100 ou mais o m2, cuba morgana com acessórios e torneira gourmet na cozinha, banheira com hidromassagem, janelas com automação, móveis planejados da melhor marca...e por ai vai. Posso e viverei tranquilamente sem esses itens pois pra mim a vida passa rápido demais para a gente se prender e sofrer por alguns detalhes.

A idéia por aqui é ser consciente de que o $$$ é finito e que temos muitas etapas ainda da obra que não foram nen orçadas, como todo o gesso, marmoraria, aquecimento solar, iluminação, pintura.... Assim, prefiro estar sempre com um pé atras pois tenho pesadelos em pensar que o $$$ pode acabar antes da obra e aí vamos ter que fazer outro financiamento.

Compramos as esquadrias de alumínio mas deixamos de fora alguns itens que eu ainda quero pesquisar mais como o gradil da varanda da frente, o corrimão, a porta lateral da garagem e uma grade que eu quero colocar na janela da sala na parte da frente da casa.

Vamos as idéias - fotos tiradas do google, como sempre.

Idéia para o corrimão. acho que vai ficar bonito e combinar com a
escada que pretendo revestir os degraus de madeira também

Essa foto está péssima mas foi a única que achei por enquanto. A janela da sala tem 2mx2m então nos 50cm inferiores eu gostaria de colocar uma grade combinando com a grade da varanda.

E da garagem para o corredor em pensei em colocar um portãozinho, como os de antigamente.
Agora só falta achar um bom serralheiro para orçar essas minhas idéias em ferro - rustic old style.

16 de novembro de 2015

Atualizando

Atualizando a atualização: ontem fechamos as esquadrias!!!! uuhuuu!!!

Aquele post básico de atualização.
  • Paredes do segundo andar seguem a todo vapor subindo, o céu é o limite #sqn - 3m é o limite haha;
  • A segunda laje já foi encomendada;
  • Hoje no final da tarde vamos confirmar as esquadrias - Amém!

A novela mudança de laje para telhado aparente da churrasqueira parece que está com os dias contados. O telhado não vai ficar exatamente como queríamos - isso que dá mudar no meio do caminho - mas a proposta do novo telhado feita pela engenheira nos agradou (não tinhamos muita escolha porque a viga do beiral ficou muito alta e aí o telhado dos sonhos ficaria com pouca queda).

Fotos só para não passar em branco

Uma ótima semana!

Fachada

escada - detalhe para a iluminação embutida

9 de novembro de 2015

2o andar - paredes e mais paredes

Olás, tudo bem?

Semana passada a obra ficou parada por 2 dias por causa da chuva. Pois é arriscado assentar os tijolos com chuva uma vez que a água pode comprometer a secagem do cimento.

No último final de semana visitamos a obra nossa futura casa e as paredes do 2o andar já estão quase no respaldo. Nesta semana eles começarão a concretar as colunas para depois seguir subindo as paredes até as vigas.

A boa notícia #sqn é que aumentou o preço do cimento :(

Também aproveitamos o final de semana para ir ver os pisos e alinhar os gostos. O problema é fomos com a minha filha (2 anos e meio) que até curtiu o passeio, mas mesmo com a ajuda do meu irmão e da minha cunhada para correr atras dela, não conseguimos ver os pisos e azueljos com calma. Definitivamente lugar de criança não é na Leroy Merlin, da próxima vez ficará com a vovó.

Voltando a obra, o primeiro andar continua um paliteiro. Só vão tirar toda a madeira quando a laje completar 28 dias, achei meio cabalístico os 28 dias...porque não 30 dias? hahaha Assim que só tirei fotos do 2o andar.






Hoje conversei com o pedreiro sobre a possibilidade de colocar uma clarabóia no escritório e ai lembrei do post/pesquisa da Mili que vai ser super útil para que eu possa tomar uma decisão. Acho que farei do tipo domos já que meu telhado ficará bem alto impossibilitando outras soluções (imagino eu).

Algo assim, não totalmente transparente para não esquentar demais o ambiente, talvez retangular e maior já que o escritório é um retângulo.



Um ótima semana a todos!!!!


4 de novembro de 2015

Sonhando com a cozinha

Olás, tudo bem?

Enquanto as paredes do segundo andar vão subindo, pelo menos assim espero mesmo com essa chuvarada dos ultimos dias.... por aqui eu vou sonhando com cada pedacinho da casa e hoje vamos falar sonhar um pouco com a cozinha.

Eu adoro cozinhar e comer (claro!) e depois lutar contra balança - mas isso é assunto para outro blog.

Como já reformei a cozinha da apê e foi uma experiência boa e baseada nas minhas (nossas) necessidades e não em modismo (lá vem ela de novo revoltada com "o que esta usando no momento" - se você chegou agora e não sabe do que eu estou falando leia o post anterior) eu sinto que esse é o cômodo da casa que vai ser mais fácil, quero dizer, eu meio que já sei o que eu quero.

O projeto 3D da nossa cozinha é esse


Ilha, ladrilho, coifa, cooktop, forno embutido com certeza vamos fazer. Com relação aos armários à direita não sei, vai depender do $$$ e também como terei despensa (porta ao fundo a direita) acho que muitos armários na cozinha serão desnecessários. Talvez fazer parte do armário como uma cristaleira como na foto abaixo (retirada do google) Esta foto deve estar no google também, mas como bem me lembrou a foto é deste blog (Obrigada Thaís!)

http://contruindo-minha-casa-dos-sonhos.blogspot.com.br/
Ah e também não sei quanto a cor dos armários...branco ou o western que imita madeira de demolição como a cozinha deste blog

http://construindomeucafofo.blogspot.com.br/
Eu gostaria de pintar alguma parede ou parte de alguma parede de verde escuro tipo lousa, como essa abaixo


E quanto aos eletrodomésticos, já tenho uma máquina de lavar louças ótima da Brastemp, vou com a geladeira basicona que já tenho mas sonhando com a inverse da Brastemp. Cooktop e forno de embutir vou ter que comprar e estou pensando em comprar da Consul.



Sonhar não custa nada não é?


3 de novembro de 2015

Que venha o segundo andar + orçamentos

Vamos começar com as fotos das incipientes paredes do segundo andar

da suite olhando para o closet e banheiro

da suite olhando para os quartos e banheiro dos fundos

Senta, que o post é longo....

Aproveitamos o final de semana prolongado e fomos fazer o primeiro orçamento de esquadrias. A empresa foi recomendada pelo  nosso empreiteiro e eles tem as esquadrias de alumínio e de PVC.

Já sabendo que as de PVC são mais caras estamos pensando em colocar as de alumínio, mas aquelas mais reforçadas pois nossa experiência atual com alumínio não é lá a melhor pois no apê que estamos morando as esquadrias são bem finas e trepidam com o vento além de não isolar termicamente.

Adoraria colocar PVC, mas custa em média 30% a mais, então não né.

Gostamos do que vimos, o vendedor foi bem vendedor - com aquela conversa de vendedor haha

Abre parêntesis para minha opnião:
eu sei, vendedor quer, precisa vender.... mas será que não dá pra ter um feeling, sentir o consumidor primeiro? Nao dá pra usar os mesmos argumentos com todo cliente. Dizer que "é o que está usando ou na moda" não vai nos convencer, sorry! pelo contrário! Foi assim com o representante das telhas esmaltadas, você tem que ter essa ultima tecnologia...não, não tenho....foi assim com o vendedor das esquadrias querendo nos convencer da automação....não, não precismaos de janelas com controle remoto... e a fita não dá mais manutenção que um motor! essa foi a justificativa dele. oi? 
Fecha parêntesis.

Depois do desabafo de quererem nos empurrar uma tecnologia ou uma moda a qual eu passo muito bem sem ela...estamos esperando o orçamento. Ainda na dúvida se queremos as esquadrias brancas ou marrom (???) e também a procura de outra empresa para fazermos outro orçamento.

Passeamos pelo condomínio e vimos uma casa com esquadrias marrom bem bonita, mas ela não tem tijolinho a vista na fachada. Assim eu estou achando que ambos ficará demais, por isso estou tendendo para as esquadrias brancas (além de serem mais baratas também).

Esta semana também vamos cotar o telhado, pois queremos adiantar o cronograma e colocar o telhado já em janeiro.

Uma otima semana a todos nós!!!

PS: nada contra novas tecnologias e controles remotos, tudo a favor bons argumentos e a liberdade de escolha de cada um de acordo com o bolso de cada um ;)


30 de outubro de 2015

Habemus laje!!!!!! + vistoria

Eeeehhhhh!!!!

Confesso, primeira grande emoção da obra! Concretamos a laje e também a escada e foi bom demais poder subir e ver a obra lá de cima.

Claro que foi com emoção, quero dizeer...dor de cabeça... o pessoal do concreto atrasou muitooo e chegaram na obra só depois do almoço e assim ficaram até depois das 17h :( espero que nenhum vizinho tenha reclamado para a administração do condomínio.

A laje foi concretada na quarta-feira e ontem, quinta, tivemos a vistoria do engenheiro da caixa. Daquele jeito, passou rápido, tirou umas fotos, fez umas perguntas, reclamou da situação do país (pra variar) e o mais importante: disse que está tudo OK, que essa obra não tem problemas. Inclusive a nossa mudança (tiramos uma laje para deixar o telhado aparente na churrasqueira) está OK. Obaaaa!!!!

Preparados para mais emoções?!?

Bora subir as paredes do segundo andar pois o mês de dezembro é curto e até o dia 18/12 a segunda laje deve estar concretada....

Vamos para as fotos :) e um ótimo feriadão a todos!!!

Ah!! amanhã vamos fazer o primeiro orçamento das esquadrias :) ansiosa :)

"parede" no meio da escada será eliminada para colocarmos um corrimão

coisa linda :)

olha a mudança aí!

tudo pronto para começar subir as paredes

escada e o spagueti de conduítes

26 de outubro de 2015

Falta pouco....

.... para concretar a primeira laje...

Começamos a semana com os últimos preparativos para a concretagem da primeira laje que já está agendada para quarta-feira pela manhã.

Amanhã a escada será finalizada para também ser concretada.

Hoje tinha muita gente na obra, além dos pedreiros de sempre, a turma da elétrica estava por lá passando os conduites e me perguntado coisas do tipo: caixinha redonda ou retangular? quantas luzes na escada? a cada um ou dois degraus? no lavabo, luz no teto ou na parede? affff não sei!!!! só sei que quero tudo pronto pra ontem hauhauhauha




22 de outubro de 2015

Revista habitare

Aqui na região de Sorocaba circula a revista "habitare" que eu particularmente gosto muito, pois mostra projetos, construções, reformas com empresas daqui facilitando a minha busca de fornecedores para os orçamentos.

Esta é a capa da última edição



Ela trouxe uma reportagem sobre um projeto aliando o rústico e o moderno (amoooo), e olha que área da churrasqueira mais maravilhosa - mesa de madeira de demolição e cadeiras coloridas, piso imitando ladrilho hidráulico, churrasqueira e forno de tijolinho (suspiros haha). Lindo demais!


e esse lavabo então <3


20 de outubro de 2015

Ainda a laje e próximas escolhas

Olás!

Sem grandes novidades por aqui. Essa semana seguimos com a caixaria da laje. Muita, mas muita madeira que eu espero que tenha algum uso depois, que seja queimada em algum forno a lenha para fazer uma pizza :) pelo menos.

Uma parte da dos trilhos e do isopor já estavam sendo colocados ontem e eu fiquei pensando como é mais fácil trabalhar com o isopor, levinho, não que o trabalho seja fácil, porque fazer a caixaria, bater todos aqueles pregos...debaixo do sol escaldante.... Enfim o empreiteiro acredita que a laje será concretada segunda ou terça da próxima semana.

Enquanto não temos teto, melhor dizendo, enquanto nosso teto está em andamento, já estamos pensando no telhado e nas esquadrias.

Já temos um orçamento de telhas esmaltadas, um orçamento bom $$$ até... mas não temos certeza se usaremos as telhas esmaltadas ou as apenas resinadas (???)

Também vamos começar a pesquisar as esquadrias. Eu acredito que vamos de alumínio, mas vamos cotar o pvc também.

Post sem foto?????

Nãoooo :)

Nossa porta desejo de consumo


16 de outubro de 2015

Inspiração - cozinha do meu apê


Era uma vez um casal do interior que foi se aventurar pela metrópole e por lá ficaram por 10 anos. Compraram um apê, quitaram o financiamento e assim tiveram fôlego para pensar em uma reforma. E claro, começaram (e só ficaram) pela cozinha, a alma da casa.

Compartilho com vocês o antes e o durante da obra, porque não achei nenhuma foto da cozinha terminada (como assim?). Essa foi minha primeira aventura no mundo das obras e foi até que tranquilo, durou uma semana. Desenhei muitos projetos de acordo com minhas necessidades e sem grande alterações estruturais, por exemplo eu não queria mexer no encamento do gás e pouco no encanamento da água. 

Aí dá pra ver três queridinhos que com certeza estarão na nossa nova casa: ladrilho hidráulico, porcelanato que imita cimento queimado, granito preto são gabriel e móveis de madeira de demolição.

Um ótimo fim de semana a todos!
bjs

Antes
Antes
durante
durante
durante

durante



13 de outubro de 2015

Paliteiro

Poucas são as novidades.
A laje chegou.
A escada começou a ser feita.
A caixaria das vigas e laje continua a todo vapor.

Beijos e uma ótima semana!

paliteiro

Isopor e mais isopor
Fundos

Escada